Sua pesquisa!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Informática e Educação

  Hoje o mundo vem abrindo várias possibilidades de diálogos, formando uma perspectiva interdisciplinar de trabalho na formação de educadores. Dentro desse contexto , a informática e a Internet faz com obtenhamos um conhecimento pertinente que se resume em não ter quantidades de informações, mas sim conhecimento e também manter uma relação com o mundo, consigo mesmo,com os outros e também com o estudo, ligar as partes ao todo e o todo às partes. Este trabalho interdisciplinar é muito importatate, pois ele é a tradução da nossa ou várias realidades. O mundo é composto de pessoas diferentes entre si. É grande diversidade das pessoas que compõem a população diversas culturas de origem, profissões, religiões e outros. A Informática  e a Internet insere-se no SETE SABERES de EDGAR MORIN, como já citado o conhecimento pertinente, conhecimento, identidade humana, compreensão humana, incerteza, condição planetária e antropo-ética.

  Ivani Fazenda sempre fala muito sobre a busca da diversidade de conhecimento em rede, mas é importanrte também mudar o processo da Didática.

  Carta
O reconhecimento da existência de diferentes níveis de realidade, regidos por lógicas diferentes é inerente à atitude transdisciplinar. Qualquer tentativa de reduzir a realidade a um único nível regido por uma única lógica não se situa no campo trasndisciplinaridade. (Cf. NICOLESCU, Basarab, 1999 - In: Art 2: Carta da Transdisciplinaridade). Segundo a carta, a questão é ajudar os alunos a globalizar, a estabelecer relaçõesentre diferentes atitudes, e disciplinas, mas , para isso é muito importante que o aluno produza com o conhecimento cotidiano. Fernando Hernandez também fala em globalizar o conhecimento para a busca do conhecimento dentro e fora da escola para a busca de conceitos e contextos da realidade da vida.
No cenário da educação escolar encontramos tabém a ambiguidade ou seja a busca de novas diversidades de um novo processo para a Didática.

Um comentário:

  1. Boas vindas ao mundo virtual, este é o futuro da humanidade, e com certeza deve ser difundido entre todas as pessoas!

    Um abraço do seu amigo Caius

    ResponderExcluir